ARTIGOS TÉCNICOS
Você conhece os efeitos sub-letais de bioinseticidas a base de Bt?
Efeitos sub-letais de bioinseticida à base de Bt no condicionamento biológico de Anticarsia gemmatalis
A lagarta da soja, Anticarsia gemmatalis é uma das principais lagartas desfolhadoras, podendo causar perdas de até 75% em cultivares de soja convencionais. Uma das alternativas para o controle dessa praga tem sido o uso de bioinseticidas à base da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) e cultivares transgênicas que expressam a toxina Cry1Ac. Apesar dos significativos avanços no uso desta tecnologia, a agricultura ainda enfrenta desafios no controle microbiano. Insetos expostos à concentrações sub-letais de Bt-bioinseticidas podem sofrer uma série de condicionamentos biológicos, devido a fatores como incompatibilidade de produtos, calibração inadequada de pulverização e deriva, temperatura, radiação ultravioleta, precipitação e outros.
Um estudo recente publicado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" em parceria com a pesquisadora da ATSI Brasil, Dra. Naymã Dias, avaliou os efeitos de cinco concentrações sub-letais (LC5, LC10, LC15, LC20, and LC25) do bioinseticida Dipel® na biologia da lagarta da soja durante três gerações.
Os resultados mostraram que a concentração letal necessária para matar 99% da população de A. gemmatalis (LC99) prova diferenças de 60 (LC50), 180 (LC25), 225 (LC20), 360 (LC15), 600 (LC10) e 900 (LC5) vezes sobre a proporção do bioinseticida Dipel®. Os resultados demonstram um maior intervalo entre as concentrações letais dos tratamentos LC5 e LC10 em relação aos demais tratamentos.
A ingestão de diferentes concentrações subletais de B. thuringiensis por lagartas de segundo ínstar teve diversas consequências no condicionamento biológico da praga, resultando no aumento do período larval da lagarta da soja. Insetos utilizam essa estratégia de sobrevivência, prolongando o tempo de desenvolvimento, aumentando o número de instares ou mesmo aumentando a incidência de polimorfismo, com o objetivo de compensação biológica.
Clique aqui e confira o artigo completo.
Referência:
Fernandes, F.O., de Souza, T.D., Sanches, A.C., Dias, N.P., Desiderio, J.A., Polanczyk, R.A. Sub-lethal effects of a Bt-based bioinsecticide on the biological conditioning of Anticarsia gemmatalis. Ecotoxicology (2021). https://doi.org/10.1007/s10646-021-02476-5